sábado, 6 de junho de 2009

Sr. Benicija Thienel


Tradução de: Don Anto Baković:
“Hrvatski martirologij XX. Stoljeća” (Martirológio croato do sec. XX)

A religiosa anciã morreu no dia do Natal, detida no campo de concentração.

76 anos

Filha do Amor Divino


Nasceu no dia 01 de Janeiro de 1869 em “Suerwitz” na Austria (hoje Zubrzice na Polônia). Iniciou o noviciado em Viena em 1889. Ela permaneceu em Viena, nos primeiros anos da vida religiosa e dali foi transferida para Sarajevo (Bósnia).

Foi detida pelos guerilheiros no acampamento em Zenica (Bosnia), depois trasferiram-na ao acampamento em Topola (Bósnia) onde morreu como detida, em 25 de dezembro de 1945.

Ir. Benicija Thienel como Irmã jovem foi para a Bósnia, na qual se afeiçoou e na qual transcorreu a sua vida e onde, anciã, concluiu a sua vida como mártir no campo de concentração.

Irmã Benicija se ocupava dos pobres e curava os doentes quando ali não tinham nem os remédios e nem as farmácias. Medicava-os com os velhos métodos, com chás. Exigia-lhe muito tempo, muito amor e empenho para poder ajudar a alguém. Visitava os doentes, os consolava e encorajava.

Na idade mais avançada, ela cuidava da capela de Santo Agostinho em Sarajevo. Com muita solicitude se empenhava para que tudo fosse bem preparado, nada esquecido, tudo bem adornado e colocado no justo lugar.

Em abril de 1945 os guerrilheiros chegaram a Sarajevo e, porque ela era uma alemã, já em maio do mesmo ano, a deportaram para a prisão em Zenica (Bósnia) e depois ao campo de concentração em Topola, perto da cidade de Banja Luka (Bósnia).

No acampamento adoeceu gravemente: acusava dores no estômago, provocados pelos alimentos pesados, porém os chefes do campo não tiveram compaixão e não a liberaram. Morreu no dia do Natal, em1945, como detida.

Reportemos ao testemunho de Sr. Ozana Crnjak[1]:

No ano de 1945, em Nova Popola, existiam dois acampamentos: para os homens e para as senhoras. O acampamento que os guardas cuidavam dia e noite estava cercado por arame farpado. Nenhum podia sair fora do território delimitado por este arame, nem sequer as irmãs que sempre viviam no convento. O acampamento masculino era na casa paroquial e aquele feminino nos aposentos inferiores do convento. Neste acampamento estavam duas Irmãs, Filhas do Amor Divino, Irmã Benicija Thienel e Irmã Manfreda, que depois de um breve tempo foi retirada do acampamento.

Irmã Benicija sempre vestiu o hábito religioso. Apresentava-se como uma pessoa muito cara e recolhida, plena de atenções e de amor, porém era muito fraca e enfraquecia sempre mais.

Duas semanas antes da sua morte, as Irmãs a hospedaram numa das repartições do seu convento. Cada dia recebia a Comunhão, e o senhor pároco, Ivan Mijić, lhe administrou os santos sacramentos. Com freqüência vinha para encontrá-la, o padre Hess, que também estava no acampamento nesse mesmo tempo.

Morreu tranquilamente e santamente (não se sabe se tinha qualquer doença, além da grande fraqueza e esgotamento).

A administração do acampamento a sepultou no cemitério das Irmãs, em Nova Topola. As Irmãs não tiveram permissão de participar do sepultamento, mas procuraram sempre cuidar do seu túmulo.


Fontes e literatura:

- A carta da Ir. Ozana Crnjak, Adoradora do Preciosíssimo Sangue de Jesus.
- A carta da superiora provincial Ir. Sniježna Stjepandić, FDC, Zagreb 11. 08. 1994.
- A carta da Ir. Ljiljana Abianec, FDC, Zagreb 19. 11. 1994.

[1] Adoradora do Preciosíssimo Sangue de Jesus. No convento desta congregação era a prisão para as senhoras, onde estava a Ir. Benicija. As Irmãs que são mencionadas no texto pertencem a esta Congregação religiosa. (Nota da tradutora do texto croato.)

[1] Adoradora do Preciosíssimo Sangue de Jesus. No convento desta congregação era a prisão para as senhoras, onde estava a Ir. Benicija. As Irmãs que são mencionadas no texto pertencem a esta Congregação religiosa. (Nota da tradutora do texto croato.)

Tradução do croato: Irmã Bernarda Horvat, FDC

Tradução do italiano: Irmã Maria Dulce Adams, FDC
Revisão: Irmã Salete Wagner, FDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário