sábado, 6 de junho de 2009

Deixe-me falar de Madre Francisca Lechner

Nesses dias sombrios de inverno no hemisfério norte, após o Natal, e antes do Carnaval no Sul, queremos assimilar um pouco do entusiasmo da Madre Francisca em suas inspiradas declarações. Nós não sabemos exatamente onde ou quando ela disse estas palavras mas estas revelam uma descrição precisa do trabalho que ela sonhava ser realizado na sua Congregação: “Fazer o Bem, Alegrar, Tornar Feliz, Conduzir ao Céu”!

Ela não limitou a missão das Filhas do Amor Divino a um grupo social com a finalidade de aliviar seu sofrimento, suas necessidades. Sua visão de futuro, em relação à missão da Congregação, se adequava a todos os tempos, a todos os lugares, a todas as gentes, onde Deus e a Igreja solicitasse o trabalho das Irmãs e, por extensão, daqueles que se inspirassem em seu carisma e a elas estivessem associados.

Fazer o Bem é o primeiro passo do nosso ministério. Nós participamos da vida das pessoas fazendo o bem para e com elas. Pode ser um sorriso, uma palavra amiga, um pequeno presente, uma ajuda às suas necessidades. Isso gera solidariedade e confinça.

Alegrar é o segundo passo. A Alegria de pertencer e servir a Deus motiva cada Irmã no seu apostolado. Esta Alegria, fruto da união com Deus, deve ser nutrida na Oração e na Eucaristia. Assim poderemos conseguir que outras pessoas façam o mesmo, amando e servindo a Deus com entusiasmo e júbilo.

O terceiro passo do nosso apostolado: Fazer Feliz. A Filha do Amor Divino dever sentir-se livre e reconhecer nas menores e mais simples coisas, em cada situação comum da vida a oportunidade de promover a felicidade. Aquela felicidade que traduz a nossa gratidão a Deus por a Ele estarmos unidas.

Algumas das mais felizes pessoas no mundo são aqueles que vivem uma vida simples, em todas as circunstâncias. Um pequeno vilarejo sem eletricidade, pessoas podem melhor contemplar a beleza das estrelas. Em lugares onde as pessoas se alimentam dos frutos da terra, das coisas produzidas pela natureza, e podem experimentar com alegria o sabor e a textura de cada um dos alimentos.

As Filhas do Amor Divino devem vever uma vida simples e assim partilhar a verdadeira alegria com aqueles a quem estão a serviço.

Finalmente, todo nosso apostolado, todo nosso serviço deve ser destinado a cada Filho de Deus como objetivo de “Conduzi-lo ao Céu”.

Este é nosso objetivo. Este é o critério para toda a nossa vida e srviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário